• 17/01/2024

O mapa não é um território

O Mapa não é um território, o território é VOCÊ

Você já ouviu o ditado, o mapa não é o território?
Em 1931 um matemático Polones Alfred, trouxe esse conceito, nele ele descreve que a mente humana é capaz de perceber pequena parte do todo, e que a gente vê o mundo e dá sentido a ele de acordo com as nossas experiências, valores, crenças, interesses, e até mesmo pela influência cultural e política.
Cada ser humano tem um mapa mental, único, que é construído de acordo com a sua vivência e os sentimentos que foram gerados a partir dela.
Parafraseando podemos dizer que nosso cérebro é como um aparelho tecnológico, podemos atualizar o Software mental, ou o nosso mindset para alcançar maiores resultados, o epitome do Território é você!
Portanto o primeiro passo é aceitar o nosso mapa, e reconstruí-lo de acordo com a nossa necessidade, sem gerar frustações.
A realidade é representada pelo território, e a percepção que temos sobre a realidade é o nosso mapa mental, que construímos para descrever o território, é como se tivéssemos em um evento, e quando vamos contar sobre ele a alguém, cada pessoa que esteve neste mesmo evento terá uma história de acordo com a sua percepção.
Nós reagimos ao mapa em vez de reagir diretamente ao mundo, então eu pergunto:
Como está o seu mapa mental? Ele está coerente com a realidade, ou seja, ao território, ou você está criando um mapa distorcido para justificar os seus resultados?