• 17/01/2024

Qual o segredo da FELICIDADE?

Será que existe um segredo para a Felicidade?

A Psicologia Positiva trabalha com 3 caminhos para se ter uma Felicidade Autêntica:

1.Vida Prazerosa ou agradável

Segundo Martin Seligman, consiste em encontrar a felicidade no mundo exterior, a partir das sensações e emoções. Trata-se de prazeres momentâneos e dependentes das circunstâncias externas, como por exemplo: fazer compras, saborear uma comida, etc.(CURTA DURAÇÃO)

Podemos ainda vivenciar de forma melhor a Vida Prazerosa vivendo o máximo de emoções positivas e minimizando as emoções negativas.

Emoções positivas: Amor, alegria, serenidade, gratidão, esperança, inspiração, etc.

Emoções negativas: o medo, raiva, tristeza, etc.

A cada emoção negativa é necessário ter pelo menos 3 emoções positivas

Se pensarmos no trabalho, é como se vivenciarmos 75% de emoções positivas dentro de um tempo de trabalho, com atividades prazerosas, trazem satisfação, para cada 25% de emoções negativas geradas por atividades chatas, ou que não gosta de fazer,  mas que fazem parte da rotina e cumprimento das tarefas. Assim, um dos primeiros passos é compreender como as suas atividades estão em consonância com seus valores, e vincular a prática com o que de fato te faz bem.

 

2. Vida Engajada

Está focada em um estado mental positivo, que pode ser chamado de flow, que é um termo em Inglês que significa fluir; como em uma pintura por exemplo, que o pintor esquece tudo a sua volta, não sente fome ou sono, está ali em um mergulho de concentração e prazer.

Na vida engajada ou vida de comprometimento o foco é encontrar a felicidade a partir das condições interiores. Essas atividades podem envolver prazer ou dor, mas são gratificantes, pois proporcionam a sensação de “ser”.

A vida com comprometimento está associada às nossas habilidades, capacidades, crenças e valores, é tudo que ultrapassa o físico e produz bem-estar mental. (MÉDIA DURAÇÃO)

 

3. Vida Significativa

Significado é Propósito, e na Psicologia Positiva essa definição de propósito e significado é servir em uma causa maior do que nós mesmos, ou seja, seria servir a uma causa que vai além de benefícios somente para si, isto é, deixar um legado para a humanidade.

Na vida significativa ou vida com legado nos faz com que tenhamos motivação profunda sobre de fato o que dá sentido a nossa vida. (LONGA DURAÇÃO)

 

Ainda de acordo com Sonja Lyubomirsky – Pesquisadora da Psicologia Positiva formada em Harvard; premiada em 2002, o que determina a felicidade é:

 

  • 1- Fator Genético: que representa 50% dos nossos níveis de satisfação e felicidade;
  • 2- Fator Circunstancial, isto é, 10% dos nossos níveis de satisfação e felicidade estão ligados as circunstancias; Ex.: Nível e renda, de escolaridade, região que nasceu, etc.
  • 3- Fator de Atividades Intencionais representa 40%, ou seja, os nossos níveis de felicidade estão ligados aos nossos pensamentos, comportamentos, pelo modo de pensar e pelo modo de agir.

A Genética possui um esforço muito grande para mudar.

O fator circunstancial leva um esforço muito grande, e um resultado pequeno;

Nas atividade intencionais é o fator onde se é possível trabalhar com um pouco mais de facilidade e o resultado ou benefício é maior.

Posto isto, a Psicologia Positiva passou a desenvolver técnicas, exercícios, intervenções e práticas, mais conhecidas como intervenções positivas para aumentar a felicidade.

As intervenções positivas trabalham com a gratidão, otimismo, esperança, resiliência, coragem, amor, paixão, dentre outras.

 

Analisando os estudos e refletindo sobre esses conceitos, me arrisco a sugerir que o Segredo da Felicidade, ou melhor dizendo da vida plena, está em servir algo além de nós mesmos, é fazer algo que transcende ao seu próprio bem, algo que transpõe as barreiras do ego, é se doar por meio de pequenas ações diárias, de influenciar positivamente as pessoas, de gerar uma emoção e um sentimento de gratidão e valor da vida.

A gratidão é a chave para esse caminho de servidão e da verdadeira felicidade.

 

A gratidão faz com que neste momento tudo que eu tenho, e não o que eu já tive ou possa ter, SEJA SUFICIENTE para que eu me sinta PRIVILEGIADA.